O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), tem como principal função a fiscalização do exercício das profissões de Medicina Veterinária e de Zootecnia. O CRMV-RN existe porque a sociedade necessita de um órgão de controle e defesa, que impeça o mau exercício profissional e tem a competência para defender a sociedade através da rigorosa observação das atividades profissionais, zelando pelo controle principalmente da ética.

Dessa forma, esse CRMV-RN vem esclarecer aos profissionais da medicina veterinária, zootecnia e a sociedade norte-rio-grandense, que recebeu uma nova decisão do magistrado de 2º grau, sobre o uso do veículo intitulado “vetmovel”, na qual foi concedido efeito suspensivo às atividades desse equipamento. Essa decisão adveio do agravo de instrumento nº 0809841-77.2018.4.05.0000, protocolado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife/PE.

O CRMV-RN é favorável a toda ação realizada para benefício aos seres humanos, animais e meio ambiente, que respeitem a legislação, visem a melhoria da saúde dos animais em qualquer condição e, sobretudo, os que estão em situação de abandono ou oriundos de tutores com dificuldade econômica para mantê-los.

Contudo, não pode abster-se de inibir o uso de equipamentos não previstos e regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, se assim o fizesse estaria sendo co-responsável por eventuais problemas e danos causados à saúde e ao bem-estar de animais e cidadãos. O CRMV-RN reitera que está disponível para contribuir, sempre que necessário, para ações que envolvam a saúde única.