O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte promoveu, em parceria com a UFRN, um ciclo de palestra nesta segunda-feira (14), no auditório da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba, para comemorar o Dia do Zootecnista. Este ano, a Lei 5.550/1968, que regulamenta a profissão, completou 50 anos no Brasil. Mais de cem pessoas, entre alunos e profissionais da área, participaram do debate na EAJ.

A tarde foi aberta com uma palestra da zootecnista Mariana Campelo, que destacou a relação da Zootecnia e os animais de laboratório. Na sequência, o médico veterinário José de Castro, presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFRN, debateu os preceitos éticos e legais da pesquisa e do ensino com animais

A última palestra do dia foi do vice-presidente do CRMV-PB, professor Severino Gonzaga, que falou ao público sobre os desafios e perspectivas da Zootecnia diante das demandas do mercado. “Foi uma palestra bem interativa, porque é uma assunto que interessa a todos. O professor detalhou  a relação entre o zootecnista, o médico veterinário e o agrônomo, profissões que caminham juntas. Ele também lembrou da necessidade dos profissionais se inscreverem nos Conselhos “, disse a vice-presidente do CRMV-RN, Viviane Medeiros, que também preside a Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho.

O CRMV-RN foi representado ainda pela presidente da Comissão de Bioética e Biossegurança, Josy Carolina, pelo tesoureiro e zootecnista, Josimar Torres, e pelos conselheiros Otto Crizanto e Silvia Simonetti.