O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Dr. Wirton Costa, vai tomar posse nesta terça-feira (27) na Comissão Nacional de Ética e Legislação do Conselho Federal da Categoria. A posse acontece na sede do CFMV, em Brasília, durante a manhã.  A convocação foi publicada na portaria Nº 30, de 2 de março de 2018.

“Éssa é uma Comissão muito importante do Conselho Federal, porque é nela que se baseia todo o conjunto de resoluções que regem as profissões do médico veterinário e zootecnista. A regulamentação da atividade desses profissionais se dá através de resoluções e a gente vai propor a revisão de leis federais, como por exemplo, a modernização das leis 5.517/1968 e 5.550/1968 que regulamentam as profissões de Medicina Veterinária e Zootecnia, respectivamente. Essas leis já vão completar 50 anos e estão obsoletas’, ressaltou, Dr. Wirton.

A Comissão Nacional de Ética e Legislação também tem o compromisso em proteger a atividade do médico veterinário e zootecnista. O presidente do CRMV-RN lembrou que algumas atividades são privativas desses profissionais.

“Nosso papel na Comissão é continuar exigindo que essas atividades sejam desenvolvidas exclusivamente pelo médico veterinário e zootecnista. Um exemplo: é de responsabilidade do médico veterinário garantir a sanidade do animal, seja ele de qualquer espécie. Ao zootecnista regularmente inscrito no Conselho, que ele possa exercer a função de desenvolver a produtividade animal”, frisou.