Presidente do CRMV-RN durante apresentação do Conselho na Câmara Nacional

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Dr. Wirton Costa, está participando esta semana da Câmara Nacional de Presidentes , que acontece em Brasília. O encontro conta com a participação de todos os presidentes dos conselhos regionais, e com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Dr. Francisco Almeida.

O presidente do CRMV-RN detalhou no fórum o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão do Conselho no Rio Grande do Norte. Dr. Wirton lembrou quem em 2017, o CRMV-RN fiscalizou 229 empresas e 133 foram autuadas.

?Nós estamos discutindo aqui o aprimoramento da fiscalização. A principal função do Conselho é garantir que apenas profissionais habilitados e capacitados possam exercer as profissões fiscalizadas pelo Conselho?, disse o presidente do CRMV-RN.

Ele lembrou ainda que para isso, é preciso ampliar o diálogo com instituições como Ministério Público e as Policias Civil, Militar e Federal. ?Tudo isso pra evitar que falsos profissionais atuem como médicos veterinários ou zootecnistas. E garantir que cada pessoa que for atendida pelo profissional tenha a certeza que ela está resguardada por um médico veterinário ou zootecnista ético, que passou por uma educação desde a faculdade até a educação continuada?, frisou.

O presidente destacou também as metas do CRMV-RN na sua gestão. Uma delas é implantar a delegacia em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, para distribuir melhor a atuação do Conselho e ainda atualizar a carteira profissional do médico veterinário e zootecnista.

Os presidentes dos Conselhos Regionais com o apoio do Conselho Federal, também estão discutindo o que pode ser feito pelo cinquentenário das leis 5.517 e 5.550, que regulamentam as profissões de medicina veterinária e zootecnia , respectivamente. ?O nosso maior desafio é garantir uma profissão segura, íntegra e correta, sem falsos profissionais. Assim, conseguimos garantir o bem-estar animal e da sociedade também?, finalizou. A Câmara Nacional de Presidentes se encerra nesta sexta-feira (23).