CRMV-RN participa de debate na Câmara Nacional de Presidentes em Brasília
23 de fevereiro de 2018
Presidente do CRMV-RN durante apresentação do Conselho na Câmara NacionalO presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Dr. Wirton Costa, está participando esta semana da Câmara Nacional de Presidentes , que acontece em Brasília. O encontro conta com a participação de todos os presidentes dos conselhos regionais, e com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Dr. Francisco Almeida.
O presidente do CRMV-RN detalhou no fórum o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão do Conselho no Rio Grande do Norte. Dr. Wirton lembrou quem em 2017, o CRMV-RN fiscalizou 229 empresas e 133 foram autuadas.
?Nós estamos discutindo aqui o aprimoramento da fiscalização. A principal função do Conselho é garantir que apenas profissionais habilitados e capacitados possam exercer as profissões fiscalizadas pelo Conselho?, disse o presidente do CRMV-RN.
Ele lembrou ainda que para isso, é preciso ampliar o diálogo com instituições como Ministério Público e as Policias Civil, Militar e Federal. ?Tudo isso pra evitar que falsos profissionais atuem como médicos veterinários ou zootecnistas. E garantir que cada pessoa que for atendida pelo profissional tenha a certeza que ela está resguardada por um médico veterinário ou zootecnista ético, que passou por uma educação desde a faculdade até a educação continuada?, frisou.
O presidente destacou também as metas do CRMV-RN na sua gestão. Uma delas é implantar a delegacia em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, para distribuir melhor a atuação do Conselho e ainda atualizar a carteira profissional do médico veterinário e zootecnista.
Os presidentes dos Conselhos Regionais com o apoio do Conselho Federal, também estão discutindo o que pode ser feito pelo cinquentenário das leis 5.517 e 5.550, que regulamentam as profissões de medicina veterinária e zootecnia , respectivamente. ?O nosso maior desafio é garantir uma profissão segura, íntegra e correta, sem falsos profissionais. Assim, conseguimos garantir o bem-estar animal e da sociedade também?, finalizou. A Câmara Nacional de Presidentes se encerra nesta sexta-feira (23).
