Estudo revela a influência positiva de pets para a saúde mental dos humanos

O mês de janeiro é marcado pela conscientização da saúde mental através da campanha Janeiro Branco. Neste contexto, é fundamental reconhecer a contribuição significativa dos animais de estimação para o bem-estar psicológico humano. Além de companheiros leais, os pets desempenham um papel terapêutico valioso, oferecendo suporte emocional de maneira intuitiva e promovendo uma melhor qualidade de vida.

Estudo do Human Animal Bond Research Institute (HABRI) nos Estados Unidos, publicado em 2023, revelou que 74% dos tutores de animais relataram melhorias significativas em sua saúde mental, atribuídas à estreita relação com seus pets, seja gato ou cachorro.

O médico-veterinário, Nirley Formiga, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), ressalta que a interação com animais de estimação não apenas reduz o estresse e a ansiedade, mas também desencadeia a liberação de endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar. “Cuidar de um animal de estimação requer responsabilidade e estabelece uma rotina diária, algo particularmente benéfico para aqueles que enfrentam desafios emocionais”, afirma ele.

Nirley Formiga destaca ainda os benefícios físicos, que também são notáveis, especialmente no caso de cães que incentivam a prática regular de atividade física através de caminhadas. “A atenção plena no presente, incentivada pela interação com animais, complementa os objetivos da campanha Janeiro Branco ao promover a consciência emocional e a busca de estratégias saudáveis para lidar com o estresse e as pressões da vida cotidiana. Essa conexão é uma fonte valiosa de conforto e estabilidade”, finaliza o presidente do CRMV-RN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *