Aluna do curso de Medicina Veterinária (9º período) na Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), Letícia Cely Vieira de Medeiros, é delegada potiguar na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que começou no domingo (4) e segue até a quarta-feira (7) em Brasília.

Letícia Cely representa e defende o papel do médico veterinário na saúde única/pública, como também representa a força do movimento estudantil e dos jovens usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar do evento, ela passou por duas seletivas: a etapa municipal, em abril, e a estadual, em junho, até se eleger, como delegada da 16ª Conferência Nacional de Saúde, representando o município de Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte.

O evento reúne cerca de 5 mil participantes de todo o Brasil, para deliberarem ações e políticas que visam a melhoria do SUS. Nesta edição, a Conferência Nacional de Saúde tem como tema: “Democracia e Saúde”. O objetivo é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS.

As Conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos, reunindo profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS para traçarem as diretrizes e ações que deverão ser desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, estados e municípios.

Ao fim da 16ª Conferência, será elaborado um relatório final que dará subsídios para o Plano Plurianual (2020-2023) e para o Plano Nacional de Saúde.

A estudante potiguar está articulada com os colegas médicos veterinários de todo país e com o Sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária para debater estratégias e ações que defendam os interesses da Medicina Veterinária durante a Conferência e possa contribuir para a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.