CRMV-RN flagra procedimento cirurgico sendo realizado em local clandestino em Mossoró
CRMV-RN flagra procedimento cirurgico sendo realizado em local clandestino em Mossoró
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte há algum tempo vinha monitorando a divulgação de “multirões” de castração na cidade de Mossoró. Hoje, a equipe de fiscalização flagrou a realização de um desses eventos clandestinos em um local que não possuía autorização para funcionamento e ainda sem a infraestrutura adequada, ou mesmo o mínimo de estrutura técnico-sanitária para realização de procedimentos cirurgicos, conforme preconiza a resolução CFMV nº 1.275/2019.
Este Conselho enfatiza que cirurgias realizadas em locais inapropriados aumentam os riscos de complicações pós-operatórias, a probabilidade de infecções e outras implicações para os animais envolvidos, além de serem consideradas Maus-tratos aos pacientes. Além disso, a ausência de supervisão adequada nas cirurgias representa uma ameaça à saúde pública, uma vez que a disseminação de doenças zoonóticas pode ocorrer nessas circunstâncias.
Durante a operação de fiscalização, os agentes verificaram que o estabelecimento não estava devidamente licenciado para operar em termos sanitários e não possuía registro no CRMV-RN.
O Médico-Veterinário que realizava os procedimentos, não tem registro no CRMV aqui no Rio Grande do Norte, e sim, em outro estado da federação. O profissional, que atuava de maneira irregular por não comunicar ao regional do RN sua atuação no estado, e está sujeito a um processo ético que pode levar à cassação do seu registro profissional, devido à violação do código de ética profissional, que proíbe rigorosamente a prestação de serviços em estabelecimentos não regulamentados e em condições insalubres.
O CRMV-RN encaminhará denúncia aos órgãos competentes e solicitará que as medidas apropriadas sejam tomadas.