CRMV-RN participa de II Fórum dos Zootecnistas realizado em Minas Gerais pelo CFMV
CRMV-RN participa de II Fórum dos Zootecnistas realizado em Minas Gerais pelo CFMV
A Zootecnista Paula Escóssia representou o CRMV-RN no II Fórum dos Zootecnistas, realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, entre os dias 21 e 22 de setembro, para membros do Sistema CFMV/CRMVs. O evento aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A inciativa reuniu cerca de 30 participantes, de mais de 16 estados brasileiros. Uma primeira etapa do Fórum havia ocorrido em Esteio (RS), entre os dias 30 e 31 de agosto.
Em Minas, durante o primeiro dia do evento, foi proferida palestra sobre o Papel do Zootecnista na Gestão de Qualidade e Segurança do alimento na Indústria Alimentícia, com o dr. Eduardo Magalhães de Araújo (CRMV-PE), que atua na WQS Certificações. Também foi realizada palestra com o tema: “A importância do zootecnista no Programa Rotas da Integração Nacional como ferramenta para a organização de cadeias produtivas de Produção Animal”, com o zootecnista Tiago Gonçalves Pereira Araújo (CRMV-PB), que atua no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Ainda no primeiro dia de evento, os participantes se reuniram com o diretor executivo da Assessoria Parlamentar e secretário Executivo do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, dr. Jenner Jalne de Morais e a cientista política e diretora administrativa do Parlamento, dra. Luiza de Lemos Silva Cruz para uma exposição sobre a assessoria legislativa e parlamentar prestada ao CFMV/CRMVs.
No segundo dia do evento, ocorreram momentos de discussão em grupo e sistematização de ideias, para consolidação da proposta final de minuta do Fórum.
Para o presidente da Câmara Técnica do CFMV, dr. Wendell Lima, o evento traz o que está sendo discutido no Conselho Federal. “Nesse Fórum discutimos as questões da Zootecnia nacional com o recorte do que acontece em cada estado para traçar panoramas e ações que os profissionais esperam do CFMV nos próximos anos”, explica.