CFMV e Ekôa Vet realizam campanha sobre saúde mental para médicos-veterinários

As duas principais causas que afetam a saúde mental dos médicos-veterinários são a Síndrome de Burnout e a fadiga por compaixão. A primeira compreende o esgotamento emocional crônico por sobrecarga de trabalho; já a fadiga por compaixão é a exaustão emocional de trabalho em prol do outro.

Há também outros fatores de risco como a existência de transtornos mentais, como a depressão, o uso de álcool e outras substâncias, o acesso a métodos potencialmente perigosos e algumas questões específicas da prática profissional, como a eutanásia. Muitos médicos-veterinários vivenciam uma sobrecarga de trabalho em condições com pouco suporte organizacional.

Como precaução, a busca pelo autocuidado é fundamental. Por isso, o @cfmvoficial e a @ekoavet (Associação Brasileira em prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária) iniciam campanha “Médico-veterinário, você importa! Cuide de você! Seja a sua prioridade! ”. O objetivo é promover a reflexão e o alerta sobre os cuidados com a saúde mental, a partir da prevenção.

Alguns exemplos de autocuidado são manter uma rotina de horários regulares, cuidar da alimentação, praticar atividade física, organizar espaços em casa, fazer pausas ao longo do dia de trabalho, buscar atividades prazerosas e atentar à qualidade do sono. É importante também entender sobre os próprios sentimentos e emoções e não hesitar em pedir ajuda.

As relações sociais são fonte de suporte e acolhimento e é importante cultivá-las, mesmo que fisicamente distantes. Vale também atenção aos colegas que necessitam de ajuda.

Entre em contato com psicólogos ou psiquiatras ou fale diretamente com a @ekoavet. Em situações emergenciais, converse com o Centro de Valorização da Vida pelo número 188 ou pelo chat no site deles: cvv.org.br

Médico-veterinário, você importa! Cuide de você! Seja a sua prioridade! 

Fonte: CFMV

WhatsApp Image 2023-01-31 at 11.17.41

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *