O conselheiro do CRMV-RN, Dr. Gerard Vicente, e o membro da Comissão de Responsabilidade Técnica da autarquia, Dr. Josué Moreira, participaram de uma reunião com pesquisadores da UFRN sobre a produção de carnes no Rio Grande do Norte.

O encontro contou com a participação de professores, pesquisadores e profissionais envolvidos na cadeia de carnes com objetivo de pensar soluções para a aquisição de carnes da agricultura familiar para a alimentação escolar do estado.

A iniciativa foi do Grupo de Trabalho em Sistemas Alimentares, uma parceria entre professores e pesquisadores da UFRN e da Toronto Metropolitan University (TMU), no Canadá.

O GT produziu o relatório CARNES: Diagnóstico sobre a oferta e demanda de carnes da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar no estado do Rio Grande do Norte.

O encontro correspondeu a mais uma etapa de elaboração do relatório, dessa vez em conjunto com profissionais médicos-veterinários, nutricionistas, representantes do legislativo e outros profissionais da cadeia. Outras reuniões deverão ser realizadas.

Diante de questionamentos sobre a necessidade de documentos como o selo de inspeção oficial, os representantes do CRMV-RN explicaram como funciona a cadeia produtiva e destacaram a necessidade dos matadouros públicos terem profissionais médicos-veterinários como responsáveis técnicos, além dos municípios terem fiscais responsáveis pela inspeção dos alimentos de origem animal.

Segundo o Dr. Josué Moreira, também foi relatada a importância do selo de inspeção oficial como garantia da sanidade da carne consumida pela população potiguar.

“Explicamos para eles todo o processo de produção, da transformação de músculo em carne, que acontece no matadouro sob a supervisão do responsável técnico e da inspeção oficial. Também falamos da presença do médico-veterinário na vigilância sanitária e sobre a necessidade da fiscalização dos abates clandestinos e da certificação dos produtos”, destacou o Dr. Josué.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 16.10.14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *