No período de férias de verão, muitas pessoas aproveitam para viajar com a família completa. Mas você sabe a que pontos deve estar atento na hora de levar seu pet junto? O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte orienta os tutores a prestarem atenção principalmente nas questões que envolvem a saúde animal.

Uma das primeiras atitudes ao pensar em viajar e levar seu pet deve ser conferir se as vacinas do seu cão ou gato estão em dia, bem como providenciar o atestado de saúde emitido por um médico-veterinário.

Ao procurar hotéis, pousadas ou outros estabelecimentos de hospedagem, é importante verificar se o estabelecimento aceita animais e quais são as suas regras. O mesmo vale para o transporte, seja aéreo, terrestre ou marítimo.

Para outras espécies de companhia, sem ser cão e gato, também é preciso providenciar a Guia de Trânsito Animal (GTA), expedida por médico-veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Bem-estar e segurança

Ao transportar seu pet no carro, lembre-se de que transportar animal solto é considerado uma infração de trânsito. O ideal é procurar caixas, bolsas de transporte ou mesmo cintos que protejam o animal.

Para evitar que o animal venha enjoar, evite alimentá-lo até três horas antes de começar a viagem. Mas lembre-se de fazer paradas programadas, para que ele possa fazer suas necessidades e tomar água. Isso deve ser feito no máximo a cada três horas, em caso de longas viagens.

Outra dica importante é colocar identificação na coleira, também com telefone de contato, para caso haja perda. Outro ponto fundamental é preparar a bagagem com a quantidade necessária de ração e água, além de outros utensílios que ele venha precisar.

Hotéis para pets

O presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior, ressalta que as pessoas que não puderem levar seus animais na viagem também devem ficar atentas ao escolher um hotel para pets.

“O hotel para cães e gatos deve ser regularizado no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Isso garante que o estabelecimento conta com um médico-veterinário responsável técnico e é fiscalizado regularmente”, afirmou.

Viagens internacionais

As viagens internacionais com pets demandam mais planejamento. Os países solicitam o Certificado Veterinário Internacional (CVI), que é emitido pelo Mapa para comprovar a boa condição sanitária do animal. O documento é obrigatório já no embarque. Além disso, alguns países exigem vacinas específicas ou exames que devem ser realizados com antecedência.