A Fiscalização do CRMV-RN autuou dois abatedouros de frango flagrados em funcionamento irregular no município de Mossoró, no Oeste potiguar. Os casos aconteceram na última semana.

Os responsáveis por ambos os estabelecimentos foram notificados, assinaram um auto de infração. O CRMV-RN também enviará informações sobre as irregularidades encontradas ao Ministério Público. 

Nos locais visitados, o fiscal do CRMV-RN identificou que os estabelecimentos não eram registrados na autarquia federal e sequer contavam com profissionais médicos-veterinários como responsáveis técnicos.

A fiscalização também constatou presença de outros animais, como gatos, que andavam livremente por um dos abatedouros; além do armazenamento inadequado das carcaças das aves.

A ausência de um responsável técnico causa risco aos consumidores, pois esse profissional é quem age para adequar os locais de produção às normas técnicas e sanitárias exigidas pelas autoridades.

Esse trabalho previne zoonoses – doenças transmitidas entre animais e humanos – bem como infecções por bactérias e outros patógenos.

Entre outros estabelecimentos, o médico-veterinário é o profissional responsável técnico por estabelecimentos de produção e indústria de carnes, ovos, mel, leite, derivados entre outros produtos de origem animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *