O presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RN), Dr. Ciro Fagundes, realizou uma visita a Fortaleza para conhecer projetos da capital cearense no âmbito da Medicina Veterinária.

O programa de saúde e bem-estar animal do município conta com parceria público-privada. Além desse modelo adotado, o profissional, que atua no Centro de Controle de Zoonoses de Natal, também conheceu os fluxos e as abordagens de saúde coletiva.

“A gente foi ver também como é a parte física do projeto. Foi conhecer como é a parte de almoxarife, de como eles faziam as fichas, os acolhimentos, a dinâmica do zoneamento das ações. Todas essas coisas pertinentes ao serviço público e à parceria privada, que é um modelo um pouco diferente da gestão daqui do município de Natal, por exemplo”, afirmou.

Do ponto de vista das ações do conselho, o presidente da comissão ressaltou que a visita foi importante para fortalecer as sugestões na área, de forma que o CRMV-RN também possa orientar os municípios potiguares que desejem realizar projetos semelhantes.

“Conhecemos os pontos fortes, os pontos vulneráveis, os pontos críticos a serem controlados. Foi muito proveitoso. Teve uma troca de informação também até do que se tem aqui, no serviço público”, ressaltou.

No local, Dr. Ciro foi recepcionado pela médica-veterinária Dra. Maria do Rosário Ramalho Garcia, assessora técnica do projeto Vetmóvel e membro da Comissão Nacional de Bem Estar Animal do CFMV.