O importante papel da Medicina Veterinária no desenvolvimento do conceito de saúde coletiva e na vacinação para combate às epidemias foi destaque em uma entrevista que o médico epidemiologista e professor da UFRN, Ion de Andrade, concedeu nesta segunda-feira (21) a uma rede de TV no Rio Grande do Norte.

“Os veterinários iniciaram a ciência da saúde coletiva até mesmo antes da Medicina (humana). Porque eles lidavam com rebanhos e as doenças no gado costumavam atingir todos. Eles perceberam, portanto, que, a partir de certa altura (da vacinação) as epidemias nos rebanhos paravam de funcionar”, afirmou o professor, ao explicar o termo “imunidade de rebanho”.

A fala do professor reforça o que o CRMV-RN declara sempre: o Médico-Veterinário é um profissional de Saúde e atua em diversas frentes, em busca da saúde humana, animal e ambiental.

Segundo especialistas, cerca de 75% das doenças humanas emergentes são zoonoses, isto é, doenças de origem animal. O relatório da OMS sobre o início da pandemia da Covid-19 apontou a origem animal como uma das principais suspeitas para o surgimento da doença.

Além de cuidar da saúde dos animais que convivem com humanos, os médicos-veterinários atuam na sanidade de alimentos de origem animal, vigilância epizooótica, saúde básica e muitas outras áreas que beneficiam a saúde da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *