Ao longo de séculos, e até hoje, as mulheres enfrentam preconceitos, resistência e machismo, mas com luta, perseverança e competência estão conquistando seus espaços na sociedade. Elas já provaram, por exemplo, que a Medicina Veterinária e a Zootecnia são sim profissões de mulher.

A médica-veterinária Ana Carolina Barbalho nasceu em meio a vaquejadas e desde criança se interessou pela saúde e bem-estar dos animais. Após se formar, ela decidiu seguir na área de Equinos, mesmo conhecendo poucos exemplos de mulheres e vivenciando a resistência de parte dos clientes.

“Alguns acham que a gente não tem força para trabalhar. Outros dão muito palpite. Mas quando a gente consegue mostrar nosso serviço, quando vêem o resultado do nosso trabalho, percebem que a gente sabe. Eles percebem um trabalho efetivo, bom para o animal, e respeitam. Assim vamos abrindo espaços”, afirma.

A Zootecnista Paula Escóssia atua com extensão e consultoria rural e também é produtora de bovinos. Mas a área antes dominado pelo público masculino vem conhecendo o diferencial da atuação feminina.

“No começo lidamos com a resistência, mas trabalhando de forma séria e profissional conseguimos quebrar esses paradigmas. Em muitas situações, a mulher tem uma visão mais detalhada, o que pode contribuir para o sucesso de uma atividade e ou propriedade rural”, diz.

Ambas as profissionais são conselheiras do CRMV-RN. A atual gestão conta com uma diretora e seis conselheiras. A Dra. Valéria Veras é a primeira mulher tesoureira do Regional.

A gerente do CRMV-RN, Thais Plácido, é outro exemplo de profissional que tem feito a diferença e se destacado inclusive na condução de equipes. Ela ressalta que para isso não é preciso deixar a feminilidade de lado, pelo contrário.

“Minha forma de cobrar resultados e de lidar com os problemas é diferente e creio que a equipe se adaptou a isso”, revela.

No dia Internacional da Mulher, o CRMV-RN homenageia todas as mulheres, em especial as suas 595 profissionais inscritas, sua diretora e conselheiras, bem como as servidoras do Regional, reconhecendo a importância de cada uma de vocês para a sociedade! Ao mesmo tempo, ressalta a importância de uma luta conjunta, de toda a sociedade, para ampliar, igualar e garantir todos os direitos da mulher. Afinal, o lugar de mulher é onde ela quiser!

WhatsApp Image 2021-03-08 at 12.14.27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *