romeika entrevista

Conselheira do CRMV-RN, a médica-veterinária Dra. Romeika dos Reis concedeu entrevista nesta quinta-feira (3) ao programa Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, afiliada Globo em Natal, sobre a prevenção ao câncer de pele nos animais de estimação. Neste mês, é realizada a campanha Dezembro Laranja, que alerta para os cuidados para evitar a doença em humanos e também nos animais.

Muito comum em animais, principalmente na região Nordeste, por causa da grande intensidade dos raios solares, a doença pode ser prevenida evitando-se que o animal fique muito exposto ao sol das 9h às 16h e com uso de roupas de proteção, por exemplo. Os tutores devem ter maior cuidado ainda com os animais de pêlo branco, que possuem mais risco.

“Também existem protetores solares, mas eles nos dão falsa sensação de segurança, porque esquecemos que tem que ser reposto a cada duas horas e que os cães e gatos acabam se lambendo, tirando essa proteção”, reforçou Dra. Romeika.

A médica-veterinária apresentou os sinais que devem alertar os tutores de animais. Entre os principais, há vermelhidão em áreas como o focinho, as pontas das orelhas e a região abdominal, que, por terem menos pelo, são as mais afetadas. Também podem surgir feridas nessas áreas, com dificuldade de cicatrização. O tutor deve procurar um profissional médico-veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *