Um grupo de trabalho que será formado por profissionais indicados pelo CRMV-RN e pelo Centro de Controle de Zoonoses de Natal deverá elaborar um projeto para criação do primeiro hospital veterinário de doenças infecciosas e vigilância das zoonoses na capital potiguar. A medida foi discutida em uma reunião realizada entre a diretoria da autarquia e a direção do centro municipal.

O objetivo é que o futuro equipamento possa reforçar a atuação Veterinária na Saúde Única – que abrange a saúde humana, animal e ambiental. As doenças zoonóticas, que deverão ser o foco da unidade, são aquelas que podem ser transmitidas entre animais e humanos, como Raiva, Leishmaniose Visceral, Leptospirose, entre outras.

Representaram o Regional no encontro, o presidente da autarquia, Dr. Raimundo Barrêto Júnior, o vice-presidente, Dr. Nirley Formiga e o secretário-geral, Dr. José Arimateia da Silva. Os diretores foram recebidos pelo diretor do CCZ, Alessandre Tavares, que apresentou o funcionamento administrativo, técnico e científico do órgão responsável pela vigilância e controle das zoonoses.

A ideia é que o grupo de trabalho que será formado elabore um projeto que seja apresentado às autoridades municipais e posteriormente ao Ministério da Saúde, para levantamento de recursos que viabilizem a unidade.

“A impressão que tivemos foi de um CCZ muito bem conduzido, que funciona de maneira pujante, e que merece uma maior atenção para melhoria de sua estrutura. Acreditamos na elaboração de um bom projeto, que certamente terá um caráter inovador, e poderá se constituir num modelo de parceria público-privada”, afirmou o presidente do Regional, Dr. Raimundo Barrêto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *