No próximo dia 23 de outubro, a Câmara dos Deputados irá promover, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Sistema CFMV/CRMV. O evento, aberto ao público, contará com a presença de inúmeros parlamentares e do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, que fará um discurso relembrando as principais conquistas do sistema nas últimas cinco décadas.

A homenagem foi uma indicação do deputado Domingos Sávio, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), pelo reconhecimento ao trabalho prestado pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária em prol da valorização dos médicos-veterinários e dos zootecnistas e do bem-estar dos animais. Domingos Sávio é médico-veterinário, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Foi nessa mesma data, em 1968, que foi sancionada a Lei nº 5.517, que regulamentou o exercício da Medicina Veterinária e criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, conhecidos hoje como Sistema CFMV/CRMVs, transferindo para a própria classe a função de fiscalizar o exercício da profissão.