O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte, dr. Wirton Peixoto Costa, participou do I Seminário Muniz de Aragão de Medicina Veterinária Militar, que aconteceu nestas terça (18) e quarta-feira (19), na sede da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em Resende, no Rio de Janeiro.

“Os avanços têm sido bem proeminentes. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais aqui reunidos com generais e outros oficiais militares, tenentes-coronéis médicos veterinários, redigem documento para solicitar uma maior participação desse profissional na vida militar e sua importante inclusão na Equipe de Saúde do Exército Brasileiro. Desde 1992 não entrava médico-veterinário no Exército e isso vai mudar, com a união de forças”, ressaltou o presidente.

De acordo com o dr. Wirton Costa, os esforços são para que os profissionais possam desempenhar cada vez mais as funções administrativas e técnicas profissionais, para as quais são preparados, tanto no serviço militar quanto na função civil, através da participação nos programas nacionais de saude e segurança nacional, em favor da saúde única.

“O médico-veterinário tem que ser incluído no programa de saúde da família, nas ações de segurança alimentar e de soberania nacional, tem que estar presente na sanidade animal e na saúde humana. A medicina-veterinária está cada vez mais forte”, ponderou.

Durante o evento, o dr. Wirton ainda recebeu do presidente do Regional do Rio de Janeiro, uma foto da primeira turma de médicos-veterinários formados pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, atualmente Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1917. A homenagem faz parte das comemorações aos 50 anos do sistema.

“O engrandecimento de nossa profissão precisa ser feito com valorização da nossa história, só assim poderemos alcançar um futuro promissor e brilhante. Parabéns ao colega dr. Rômulo Spinelly pela iniciativa”, concluiu.