Durante dois dias profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia estiveram reunidos no auditório do Centro de Controle de Zoonoses, no bairro de Nova Descoberta, em Natal, para discutir e aperfeiçoar os conhecimentos na área da Responsabilidade Técnica. O Seminário em RT foi ministrado pelo médico veterinário Dr. José Pedro, membro da Comissão de Fiscalização do CRMV-RS.

Em Natal, o evento contou com represenantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte. “Foi um momento muito oportuno para discutir um assunto tão relevante para nossas profissões. O Responsável Técnico precisa ter um conhecimento amplo da legislação do Sistema para poder atuar com ética e responsabilidade”, disse Dr. Wirton Costa, presidente do CRMV-RN.

O Secretário-geral do Conselho lembrou que a partir de 2019 será obrigatório o certificado de participação em cursos de RT para o profissional exercer o cargo. “Vamos ter votação em plenária, mas isso já é um consenso. É uma forma de garantir, cada vez mais, que o profissional está altamente habilitado e capacitado para o exercício da função”, destacou Dr. José Arimateia.

Nos dois dias de Seminário, Dr. José Pedro frisou o trabalho desenvolvido pelo Responsável Técnico e reforçou a importância da atividade. “São inúmeros os estabelecimentos que precisam do registro do RT , como entrepostos e fábricas de ovos, eventos com animais, incluindo aí organizações de feiras, exposições, leilões, vaquejadas, provas de laço, casas de mel, entrepostos de mel e de produtos de mel, produtos de abelha e derivados, pet shop e tantos outros”, enumerou.

Ele lembrou ainda que é de total competência do RT a garantia do bem-estar animal e até mesmo do produto que chega ao consumidor nessas atividades. “Daí a importância do termo de constatação e recomendação. O Responsável Técnico deve,obrigatoriamente,  dar ciência ao estabelecimento, por inscrito, quando identificar problemas técnicos e/ou operacionais que necessitem de uma ação corretiva para evitar problemas futuro”, explicou Dr. José Pedro.

Quando isso não acontecesse é necessário fazer o que se chama de ‘Laudo Informativo Confidencial’, ou seja, o RT deve emitir documento quando o Termo de Constatação não atingir o seu objetivo. “É a forma correta do profissional limitar a sua responsabilidade, culpabilidade. O exercício da profissão deve ser feito com o máximo de zelo e melhor da sua capacidade”, finaliza.

Nesta quarta (7) e quinta-feira (8), o mesmo seminário será ministrado para profissionais da área em Mossoró. O evento acontece no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufersa.