O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria de Saúde de Natal realizou na manhã deste domingo (21), a primeira etapa da Campanha de Castração, na unidade móvel montada no pátio do Centro de Controle de Zoonoses, na Zona Norte da capital. Trinta felinos do sexo masculino foram castrados por médicos veterinários que participaram voluntariamente da ação. 

“A ação da Secretaria de Saúde de Natal contou com a nossa participação, porque entendemos que a castração também é uma questão de saúde pública.  Os gatos transmitem doenças graves ao ser humano, como a esporotricose e a própria raiva. Manter o controle populacional é fundamental”, disse Dr. José Arimateia, secretário-geral do CRMV-RN.

As cirurgias começaram por volta das 9hs e envolveram o trabalho dos médicos veterinários, Dr. Filipe Guedes, Dr. Breno Camacho, Dra. Shirley Nascimento , Dra. Jéssica Andrade e Dr. José Arimateia (representantes e convidados do CRMV-RN), além de Dra. Dalila Gurgel e Dr. Jussier Maia, estes últimos do Centro de Controle de Zoonoses. Estagiários do curso de medicina veterinária também participaram. 

“Foi uma união de esforços. Importante destacar também que fizemos tudo pautado na legislação, dentro da lei. A castração é uma cirurgia minimamente invasiva, mas que precisa obedecer todos os critérios de higiene e segurança para o animal. Fazemos um trabalho pautado na ética e outras ações virão”, disse Dr. Filipe Guedes, conselheiro do CRMV-RN. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *