Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, do Centro de Controle de Zoonoses e da Secretaria de Saúde de Natal, se reuniram na sede do CRMV-RN, nesta quarta-feira (12) para discutir uma ação de promoção à saúde animal, que acontece em outubro na capital.

O evento é promovido pela SMS através do Centro de Controle e tem o apoio do Conselho. Será um dia de ação para castração de animais de acumuladores, ou seja, para a demanda da população que tem acima de dez cães ou gatos em casa.

O Conselho irá ceder mão de obra voluntária de médicos veterinários para atuar na ação. “É importante frisar que tudo será feito dentro da normatização com relação ao cumprimento legal das leis, tanto no âmbito da lei federal, que já existe, quanto em relação as resoluções dos Conselhos Federal e Regional, sobre o controle da população de cães e gatos”, disse, Dr. José Arimateia, secretário-geral do CRMV-RN. O conselheiro e presidente da Comissão de Estabelecimentos veterinários, Dr. Filipe Guedes,  também participou do reunião.

O CCZ foi representado pelo seu chefe, Alessander Medeiros, e pela gerente técnica, Úrsula Torres. Já a secretaria de Saúde de Natal foi representada pela diretora do Departamento em Vigilância em Saúde da Capital, Juliana Araújo.  A castração vai acontecer nas unidades móveis da prefeitura, no Centro de Controle de Zoonoses.

“A Secretaria de Saúde vai entrar com todos os insumos necessários para castração respeitando todas as normas técnicas e éticas da medicina veterinária, por isso, temos ao nosso lado o apoio e a credibilidade do Conselho”, disse Juliana.