Entre os dias 27 e 30 de agosto de 2018, Goiânia  será palco de um dos maiores evento de zootecnia realizado no país. O encontro, nomeado  Zootecnia Brasil, reúne, entre suas atrações, os dois mais importantes eventos nacionais do ramo: a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, organizada desde 1951 pela Sociedade Brasileira de Zootecnia, e o Congresso Brasileiro de Zootecnia, coordenado desde 1991 pela Associação Brasileira de Zootecnistas.

Toda a programação do Zootecnia Brasil acontece no Centro de Convenções da PUC Goiás. Agentes institucionais, pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais e empresários fazem parte do público esperado para compartilhar informações acerca dos avanços tecnocientíficos,  tendências e desafios futuros para a área numa perspectiva nacional e internacional. Os cuidados com a alimentação, nutrição e bem-estar animal, mercado pet e empreendedorismo rural estão entre os destaques apresentados no evento.

“Serão  mais de 150 atividades divididas entre simpósios, sessões, palestras, fóruns,  reuniões técnicas, assembleias, painéis, e apresentações de trabalhos científicos. Ao todo, 152 palestrantes, sendo 128 nacionais e 24 internacionais, explanarão sobre os mais variados temas da criação e produção animal para um público de mais de 2.500 participantes”, revela o presidente do Zootecnia Brasil, professor Bruno Mariano. De acordo com o zootecnista e também presidente do Zootecnia Brasil, Marinaldo Divino Ribeiro, a zootecnia é a ciência que atua na produção e bem estar animal, preservação da fauna, criação de animais domésticos e está envolvida em todas as atividades da cadeia agropecuária.

“O zootecnista é responsável pela administração de fazendas, granjas, agroindústrias e seu trabalho envolve desde a produção até a comercialização, ao final do processo. No setor de produção animal, o zootecnista está presente na nutrição, melhoramento genético, reprodução, sanidade e biossegurança. Além disso, o profissional é capacitado para atuar em biotecnologias que envolvem manipulação genética, marcadores moleculares e biotécnicas reprodutivas e nutricionais”, explica. 

Por ser agente fundamental no agronegócio, a zootecnia está inserida numa cadeia de grande influência na economia brasileira. Dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) mostram que no último ano, a agricultura e o agronegócio contribuíram com 23,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Para 2018 as projeções são de crescimento de 3,17%, de acordo com Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e CNA.

No âmbito das agroexportações, 2017 teve um aumento de 12% se comparado ao ano anterior. Ao todo foram US$ 96 bilhões em faturamento. Na balança comercial  brasileira as agroexportações representam 44%. O Cepea ainda acrescenta que o  agronegócio emprega mais de 19 milhões de pessoas em todo o território nacional, valor correspondente a 9% da população brasileira. Informações do IMB (Instituto Mauro Borges) mostram que Goiás é destaque no cenário nacional do agronegócio.

Neste contexto, a cidade de Rio Verde é colocada em evidência sendo o município com terceiro maior valor adicionado agropecuário do país e o maior empregador formal nas atividades de soja e criação de gado.  Nas agroexportações uma parcela expressiva da produção do estado é utilizada, seja na forma de matérias-primas ou alimentos processados. Somente em 2017, 76,8% das exportações goianas foram de produtos originados do agronegócio.  Com a modernização do setor, o crédito rural disponibilizado para Goiás representa 8,6% do total oferecido no país. Esse percentual equivale a 15,1 bilhões de reais em investimentos no estado. O resultado, além da expansão do ramo e a implementação de avançadas técnicas, é o aumento dos empregos formais no agronegócio, que em 2016 representaram 16,2% do total de postos de trabalho em Goiás, garantindo renda para 234.559 pessoas.  

SERVIÇO

Congresso Zootecnia Brasil

Data: 27 a 30 de agosto de 2018

Local: Centro de Convenções da PUC Goiás – Avenida Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia – GO

Site: www.sbzzootec2018.com.br  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *