Dr. Wirton Costa, presidente do CRMV/RN e Dr. Francisco Almeida, presidente do CFMV

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado Rio Grande do Norte, Dr. Wirton Costa participou, nos dias 5 e 6 de junho, da segunda Câmara Nacional de Presidentes. O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu os presidentes dos CRMVs de todo país, além do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Durante o evento, foi decidido que o sistema irá criar um fundo financeiro de auxílio à reestruturação dos conselhos regionais. Entre os assuntos discutidos, também esteve o fortalecimento da articulação e atuação política dos Conselhos em defesa da classe de médicos veterinários e zootecnistas. “É importante que as leis que venham a ser aprovadas relativas à classe sejam chanceladas pelos conselhos federal e regionais”, afirmou Dr. Wirton. O Presidente também destacou a importância do conselho na questão da empregabilidade dos médicos veterinários. “O Brasil é o país que mais tem médicos veterinários e faculdades de medicina veterinária. É papel do conselho fiscalizar e garantir que as empresas do setor cumpram a lei e tenham RTs para garantir serviços de qualidade à sociedade”, explicou.

A defesa da classe esteve em pauta por ser uma medida que impacta diretamente na questão da atividade profissional, sanidade dos produtos de origem animal e da sanidade dos próprios animais. “Foi discutido que os presidentes dos Conselhos devem agregar ações de fiscalização em conjunto com instituições como MAPA, vigilância sanitária e agências de defesa, para que a gente possa garantir que o veterinário e o zootecnista atuem em defesa da sociedade”, completa Dr. Wirton.

Neste sentido, o ponto alto da 2ª Câmara foi a assinatura de um documento que solicita ao Ministério da Educação a inviabilização e cancelamento dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia na modalidade à distância (EAD). A iniciativa visa a defesa da qualidade do ensino e a proteção da sociedade como um todo.

Uma nova Câmara dos Presidentes será realizada em Brasília no mês de outubro, quando a Lei nº 5.517/68, que regulamenta a profissão do médico veterinário, completa 50 anos. Em homenagem à data, haverá uma sessão solene na Câmara Federal.