O secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Dr. José Arimateia, participou nesta terça-feira (29), do Fórum de Inspeção de Produtos de Origem Animal Pública e Privada. O evento aconteceu em Brasília e reuniu representantes de todos os Conselhos Regionais.  “Tivemos ainda a participação de representantes de alguns sindicatos de médicos veterinários, além da representante da Cooperativa de Médicos Veterinários de Santa Catarina”, disse Dr. Arimateia.

A Câmara Técnica foi presidida pelo médico veterinário, Dr. João Vieira, que é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul. O Fórum discutiu a inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal através do sistema público ou privado.

“A proposta do governo é privatizar a inspeção. Ela deve ser feita por empresas credenciadas ao governo que devem contratar profissionais técnicos para fazer a inspeção. O governo fica com o lado da fiscalização, principalmente na área de exportação de produtos de origem animal”, explicou Dr. Arimateia.

No entanto, o secretário-geral do CRMV-RN disse que apesar da discussão ter sido bem proveitosa, o Fórum não decidiu ainda qual modelo será adotado para se fazerem as inspeções e fiscalizações de produtos de origem animal. A Câmara Técnica, que presidiu o evento e foi instituída pelo CFMV, vai continuar tratando o assunto por área e regiões do país. “Só após isso devemos ter uma conclusão de qual modelo será seguido”, pontou.