O CRMV-RN recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (7), em sessão solene de reconhecimento ao trabalho pessoas e instituições ligadas à proteção dos animais.

Na ocasião, a autarquia foi representada pela conselheira Josy Pontes, que compôs a mesa formada no evento. Vários colegas médicos-veterinários também foram homenageados na sessão proposta pelo vereador Robson Carvalho.

Em entrevistas à TV da Câmara Municipal e ao site do Poder Legislativo, Dra. Josy Pontes ressaltou que o Conselho defende a saúde e o bem-estar dos animais à medida em que cumpre seu papel de fiscalização para garantir o correto exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Rio Grande do Norte.

“Por meio da fiscalização e dos processos éticos, o Regional garante tratamentos de qualidade, sem maus tratos dentro da prática da Medicina Veterinária”, destacou a conselheira.

O Regional também age com denúncias à Polícia Civil e ao Ministério Público, quando recebe informações sobre o exercício ilegal das profissões.

Outro papel importante do Sistema CFMV/CRMVs, apontado pelo vereador propositor da homenagem, é a criação de resoluções. Um exemplo é a Resolução CFMV 1236/2018, que define e caracteriza o que é crueldade, abuso e maus-tratos contra animais e orienta a conduta de médicos-veterinários e zootecnistas na prevenção e combate em relação a tais violências.

“É necessário agir no combate aos maus-tratos. São necessárias ações efetivas como as resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que definem de forma muito clara o que são maus-tratos”, destacou o vereador Robson Carvalho, durante o seu discurso.

Um dos homenageados, o policial civil Mário Luiz também destacou a parceria do CRMV-RN com a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), por meio do trabalho da assessoria técnica da autarquia, que auxilia as autoridades policiais, quando solicitada.

CRMV-RN recebe homenagem na Câmara Municipal de Natal