Você sabe a origem do queijo que comprou para sua casa? Essas são algumas fotos de fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte em estabelecimentos de produção no estado.

O leite e seus produtos derivados podem transmitir Zoonoses – doenças dos animais transmitidas ao homem – como tuberculose, brucelose, salmoneloses, além de infecção intestinal, toxinfecção, entre outras que podem causar a incapacitação ou inclusive a morte das pessoas que acreditavam estar consumindo produto de qualidade.

É por isso que a legislação brasileira exige a presença de um médico-veterinário como responsável técnico pelo queijo. Além de realizar testes e verificar a sanidade e qualidade do produto, esse profissional deve orientar a produção para que siga todas as normas técnicas e sanitárias, entregando um queijo saudável ao consumidor.

O CRMV-RN recebeu ataques públicos e, infelizmente, com anuência do secretário de Agricultura do Estado, sendo acusado de perseguição contra os pequenos produtores, por ter autuado estabelecimentos sem responsável técnico. Este Regional repudia estas atitudes, principalmente vindas de pessoas públicas que deveriam também zelar pela saúde da população e pela legalidade.

O CRMV-RN defende o desenvolvimento econômico, mas ressalta que o Estado não pode negligenciar a saúde e bem-estar de sua população, em detrimento deste pseudodesenvolvimento, pois não existe progresso sem Saúde Única.

A fiscalização do exercício profissional é a principal função do Conselho e sua equipe segue estritamente a legislação e a preocupação com a existência de responsável técnico com a função de garantir a sanidade dos produtos de origem animal que são produzidos e postos à venda para a população do Rio Grande do Norte, não se pautando por quaisquer outros interesses.