CRMV-RN entrega primeira carteira profissional de especialista emitida pelo Regional

O CRMV-RN entregou a primeira carteira profissional de especialista emitida pelo Regional nesta quinta-feira (17). O documento foi entregue pela Tesoureira da autarquia, Dra. Valéria Veras de Paula, ao médico-veterinário Dr. Marcius Klem, especialista em Diagnóstico por Imagem.

“Esse título chancela um trabalho de dedicação de muitos anos. É mais um reconhecimento de que se dedicar a uma especialidade e ser perseverante vale a pena”, disse o profissional, que se submeteu a uma prova da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária (ABRV), reconhecida pelo CFMV, para ter acesso ao título.

Dr. Marcius atua com Radiologia Veterinária desde que se formou, em 1997. Foi professor por 10 anos na Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e chegou a Natal em 2009, onde criou o IRV – Instituto de Radiologia Veterinária. Implantou o primeiro e único serviço de tomografia veterinária do estado e o primeiro serviço de radiologia móvel – o único totalmente legalizado e inscrito no Regional.

O termo “especialista” na Medicina Veterinária e na Zootecnia é um título homologado pelo CFMV àquele emitido por entidades que cumprem os requisitos da resolução que trata sobre especialidades veterinárias (Resolução CFMV nº 935/2009).

Os cursos de especialização reconhecidos pela Resolução CFMV nº 935/2009 precisam ter uma carga horária mínima de 500 horas (400h teóricas/específicas e 100h práticas) cumprida em, no máximo, 36 meses.

A residência médico-veterinária, bem como mestrado ou doutorado, também são considerados na avaliação do profissional, contudo, além desses requisitos, o profissional também deve apresentar um memorial circunstanciado, confirmando a atividade profissional na área específica há pelo menos cinco anos.

Atualmente, além de Diagnóstico por Imagem, são reconhecidos cursos nas áreas de Acupuntura, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Veterinária, Clínica Médica de Pequenos Animais, Dermatologia, Homeopatia, Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos Animais e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e de Saúde Pública; Medicina felina; Medicina Veterinária Intensiva; Medicina Veterinária Legal; Oftalmologia; Oncologia e Patologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *