O CRMV-RN está enviando ofícios às prefeituras dos 167 municípios potiguares para reforçar a inclusão dos médicos-veterinários na lista de profissionais de saúde que podem receber imunização contra à gripe, dentro da campanha nacional que vai até o próximo dia 22. O próprio Ministério da Saúde já reforçou a participação da classe, mas em alguns locais ainda existe resistência à imunização.

No documento, o presidente do Regional, prof. Wirton Peixoto Costa, destaca que uma Resolução do Conselho Nacional de Saúde – a CNS 287/1998 – colocou o Profissional de Medicina Veterinária na listagem dos Profissionais de Saúde.

Além desta e de outras normativas do Ministério da Saúde, a autarquia federal ressaltou que esse profissional foi incluído pelo Governo Federal nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), por ter um papel fundamental na saúde única (que envolve saúde humana, animal e ambiental). Cerca de 70% das doenças que atingiram o homem nas últimas décadas são zoonóticas, ou seja, vêm dos animais.

“O médico-veterinário atua em diversas frentes, inserindo-se em diferentes atividades, desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária. O profissional está mais suscetível e faz parte do grupo prioritário para ser vacinado nos postos de saúde espalhados pelo país”, declarou o presidente, no documento.