Mossoró será o primeiro município das regiões Norte e Nordeste a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A oficialização vai ocorrer na próxima segunda-feira (9) em evento com a presença da ministra Tereza Cristina em Fortaleza. O Estado do Rio Grande do Norte também passará a emitir o selo, que permite a venda de produtos de origem animal da indústria local em todo o país. 

Com a adesão ao SISBI, os selos emitidos pelos serviços de inspeção do Estado e de Mossoró serão equivalentes ao federal, ou seja, terão a mesma validade do selo emitido pelo MAPA. 

A novidade é benéfica para as indústrias de produtos de origem animal, como carne, leite e derivados, ovos, mel , entre outros. Apesar disso, a adesão também amplia a necessidade de contratação de médicos-veterinários e outros profissionais para estruturação dos serviços de inspeção municipais e estadual. 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) defendeu e lutou juntamente pela adesão do SIM de Mossoró ao SISBI e segue pedindo a realização de concursos e a valorização dos servidores estaduais e municipais em ofícios e reuniões com gestores públicos. 

De acordo com a médica-veterinária Isadora Brasil, diretora Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró, a equipe do município é composta por outras duas veterinárias, Allany Medeiros e Edinaidy Menezes, além do agrônomo Edimar Teixeira, responsável pela área vegetal.

“É uma vitória após muitos anos de trabalho e luta de toda a equipe. A gente vem trabalhando há bastante tempo, para que pudesse solicitar essa adesão ao SISBI. Tivemos que realizar convênio com a UFERSA, para ter acesso ao laboratório, reformular lei, decreto, outras questões burocráticas, e passamos pela auditoria do MAPA em novembro do ano passado. O CRMV-RN também foi parceiro nessa conquista”, relata a profissional. 

O CRMV-RN parabeniza às equipes do SIM de Mossoró e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, responsável pelo Serviço de Inspeção do Estado, pela grande vitória e ressalta a importância dos pleitos já citados para que os benefícios possam alcançar ainda mais potiguares. 

O que é o SISBI 

O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

De acordo com o MAPA, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *