Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte e do Centro de Controle de Zoonoses se reuniram na tarde desta quinta-feira (30), na sede do CRMV-RN, no Barro Vermelho, Zona Leste de Natal, para discutir ações em prol do bem-estar animal. A ideia é promover no próximo mês uma campanha de promoção à saúde. 
“O Conselho apoia toda e qualquer ação que venha em defesa da saúde humana e animal”, disse o secretário-geral do CRMV-RN, Dr. José Arimateia. A Campanha realizada pelo CCZ pretende atender os cinco distritos da capital até o fim do ano. “Vamos passar pelos distritos Norte II, Norte I, Oeste, Leste e Sul com uma ação que traz benefícios para a saúde dos animais e consequentemente humana, já que muitos animais transmitem doenças ao ser humano”, disse Alessander Medeiros, chefe do CCZ de Natal.
A campanha deve oferecer serviços de prevenção de zoonoses que têm impacto direto no ser humano, como a vacinação contra a raiva e coleta de sangue para testes de calazar. O CRMV-RN vai oferecer palestras com objetivo de orientar a população. ”Temos no Conselho uma Comissão de Bem-Estar, outra de Saúde Pública e podemos oferecer um excelente serviço que vai ajudar a população a cuidar melhor dos seus animais. Estaremos com um stand na ação orientando e tirando dúvidas”, frisou Dr. Arimateia. 
Além da campanha, o Conselho também deverá estar presente em mais uma edição da Jornada Biologia  Parasitária e no Seminário de Vigilância de Zoonoses, que acontecem na primeira semana de dezembro. Minicursos serão ofertados para clínicos que, em contrapartida, poderão fornecer dados importantes que ajudarão na construção de um mapa epidemiológico.  “Com esses dados em mãos, facilita o trabalho do poder público na garantia do bem-estar animal”, disse o Conselheiro do CRMV-RN, Dr. Vicente Toscano. 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *