O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte participou nesta sexta-feira (20) de um debate sobre a esporotricose, no hospital Giselda Trigueiro, em Natal. A doença é causada por um fungo e pode atacar humanos e animais. Geralmente em animais, a esporotricose se manifesta em gatos e os felinos podem transmitir a doença ao ser humano através de arranhões.

O CRMV-RN foi representado pelas médicas veterinárias, Dra. Shirley Barbosa e Dra Kênia Suênia. “Foi um debate muito interessante porque essa doença tem crescido consideravelmente e tratamento da esporotricose é demorado. É uma doença que causa lesões na pele e ataca os pulmões”, disse, Dra. Shirley

De acordo com  Dra. Kênia, foi  uma reunião para nivelar o conhecimento sobre a doença. “Tivemos a palavra de médicos veterinários e de outros profissionais de saúde, em relação a sintomatologia em cada um, tando em animais como em humanos. O que se pretende é que o Estado publique uma nota técnica para que os profissionais de saúde conheçam a doença e possam diagnosticar o quanto antes”, frisou.

Ainda segundo Dra. Kênia, o CRMV-RN já se prontificou a fazer parte da nota técnica. “O que a gente quer , acima de tudo, é prevenir a doença. O Conselho certamente fará parte dessa comissão. A gente vai construir essa nota junto com a Secretaria de Saúde do Estado e precisamos fazer uma campanha, para que as pessoas não abandonem seus animais. Esse também é um ato de prevenção”, disse.

Durante o encontro, foi apresentada a situação epidemiológica da esporotricose em animais no Rio Grande do Norte. Em Natal, por exemplo, de setembro de 2017 a abril deste ano, foram confirmados 31 casos da doença. “Lá, tivemos  o representante do Centro de Controle de Zoonoses da capital que pode falar da situação aqui em Natal. Um presentante do CCZ de Parnamirim deu um diagnóstico do município deles, onde este ano já foram confirmados 10 de 14 casos suspeitos”, disse.