O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Dr. Wirton Costa, e o secretário-geral do Conselho, Dr. José Arimateia, se reuniram nesta quinta-feira (8) com a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Natal , Juliana Araújo, para discutir a possibilidade de vacinação contra a febre amarela, para os médicos veterinários que trabalham em áreas que tenham o vetor e o hospedeiro da doença.

Segundo o secretário-geral do Conselho, apesar de o Rio Grande do Norte não ser considerado uma área de risco para a febre amarela, imunizar os médicos veterinários que trabalham em área de risco é importante. ?Claro, que isso se limita a um grupo de veterinários, apenas aqueles que trabalham em áreas com o vetor e o hospedeiro. A imunização não pode ser feita abertamente, já que a vacina é muito reativa. Para se ter ideia, a cada 500 mil pessoas que tomam a vacina, uma morre ou pode morrer, por isso é preciso ter uma série de critérios para que a vacinação seja efetivada?, lembrou.

Ainda segundo Dr. Arimateia, um enfermeiro vai até o Conselho para fazer essa triagem, mas ele já adiantou que a parceria com a secretaria deve trazer também a vacinação antirrábica para os profissionais da área. ?Nesse caso, o grupo imunizado é bem maior, porque qualquer médico que trabalhe em uma clínica com cães e gatos está exposto?. Os dias de vacinação ainda serão programados e divulgados pelo CRMV-RN.