• Comunicação CRMV-RN
  • 12/08/2019

Senar lança estante virtual com cartilhas para treinamentos e melhoria da produção agropecuária

Ao todo, há 150 documentos disponíveis, categorizados a partir das cadeias produtivas. Material é gratuito.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou a Estante Virtual da Coleção de Cartilhas para compartilhar o material didático utilizado nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais para a melhoria da produção agropecuária brasileira. O material, que é gratuito, pode ser baixado aqui.

Estão disponíveis 150 cartilhas categorizadas a partir das cadeias produtivas: agroindústria, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, cafeicultura, produção vegetal, equideocultura, fruticultura, gestão e empreendedorismo; grãos, fibras e oleaginosas, horticultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e silvicultura.

No espaço, também é possível visualizar cartilhas sobre sistemas integrados de produção, construções rurais, saúde e segurança no campo.

A coordenadora de produção e distribuição de materiais instrucionais do Senar, Fabíola Bomtempo, explica que a linguagem utilizada no material segue uma sequência lógica priorizando o processo de aprendizagem de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Senar.

“As cartilhas são ilustradas com fotografias, que representam os processos e as atividades descritas em todo o conteúdo. Outro recurso bastante interessante utilizado é o QR Code. A partir do celular, o leitor consegue ter acesso a conteúdos adicionais, como vídeos e legislação”, destaca Fabiola.

A coordenadora enfatiza que as cartilhas também destacam a inovação tecnológica para inserção no campo. “Priorizamos novos temas e tecnologias emergentes, como por exemplo, o uso de drones, agricultura de precisão e as formas de irrigação”, pontua.

Ver todos

CRMV-RN chega à marca de 1 mil fiscalizações em 2019

Número superou a meta estabelecida para o período de janeiro a agosto e expectativa é de crescimento.

CRMV-RN participa de reunião do Sistema sobre o fortalecimento da fiscalização

Tema foi debatido durante a Câmara de Presidentes, em Brasília.

Amazonvet acontece de 20 a 22 de agosto em Belém (PA)

Mais de 1,2 mil profissionais participarão de evento em dose dupla: o Congresso dos Médicos-Veterinários da Amazônia Legal e o Congresso Nacional de Animais Selvagens.

Semana Nacional: você sabe o que é e como prevenir a Leishmaniose Visceral?

Data visa estimular ações educativas e preventivas e promover debates sobre as políticas públicas de controle das leishmanioses no Brasil.

RN registra 58 casos de animais infectados com raiva entre janeiro e agosto de 2019

Registros aconteceram em 19 municípios potiguares. A maioria dos animais são morcegos, mas também há raposas, boi e cão na lista.