• Comunicação CRMV-RN
  • 12/08/2019

Senar lança estante virtual com cartilhas para treinamentos e melhoria da produção agropecuária

Ao todo, há 150 documentos disponíveis, categorizados a partir das cadeias produtivas. Material é gratuito.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou a Estante Virtual da Coleção de Cartilhas para compartilhar o material didático utilizado nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais para a melhoria da produção agropecuária brasileira. O material, que é gratuito, pode ser baixado aqui.

Estão disponíveis 150 cartilhas categorizadas a partir das cadeias produtivas: agroindústria, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, cafeicultura, produção vegetal, equideocultura, fruticultura, gestão e empreendedorismo; grãos, fibras e oleaginosas, horticultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e silvicultura.

No espaço, também é possível visualizar cartilhas sobre sistemas integrados de produção, construções rurais, saúde e segurança no campo.

A coordenadora de produção e distribuição de materiais instrucionais do Senar, Fabíola Bomtempo, explica que a linguagem utilizada no material segue uma sequência lógica priorizando o processo de aprendizagem de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Senar.

“As cartilhas são ilustradas com fotografias, que representam os processos e as atividades descritas em todo o conteúdo. Outro recurso bastante interessante utilizado é o QR Code. A partir do celular, o leitor consegue ter acesso a conteúdos adicionais, como vídeos e legislação”, destaca Fabiola.

A coordenadora enfatiza que as cartilhas também destacam a inovação tecnológica para inserção no campo. “Priorizamos novos temas e tecnologias emergentes, como por exemplo, o uso de drones, agricultura de precisão e as formas de irrigação”, pontua.

Ver todos

Medicina Veterinária: pesquisa no RN isola parasita que causa o calazar

Resultado pode ampliar as possibilidades de exames mais precisos, reduzindo o sacrifício de animais com suspeita de contaminação.

Nota de repúdio à Portaria do MEC que permite cursos de graduação com até 40% da grade EAD

Para Regional, medida é prejudicial à formação dos profissionais e serviços prestados à sociedade.

Comissão de Eventos e Comunicação do CRMV-RN planeja interiorizar eventos em 2020

Presidente do grupo, a zootecnista Paula Escócia afirma que profissionais serão consultados para sugerir temas relevantes às profissões.

Caicó recebe fórum sobre vacinação de aftosa e curso de RT em sanidade de queijeiras no dia 20

CRMV-RN realiza evento em parceria com o Idiarn no auditório do IFRN. Inscrições são gratuitas.