Comissão Eleitoral declara Chapa 1 vencedora das eleições 2020-2023

Votação eletrônica aconteceu no dia 24/03/2020, das 9h às 17h.

A Comissão Regional Eleitoral declarou, no final da tarde desta terça-feira (24), a Chapa 1 como vencedora das eleições do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN). A diretoria e os conselheiros eleitos serão responsáveis pela gestão da autarquia federal a partir de julho de 2020 até 2023.



Ao todo, foram computados 925 votos, sendo 881 votos válidos (excluindo-se os nulos e em branco). A chapa vencedora obteve 472 votos, representando 53,57% dos votos válidos. A Chapa 2, na segunda colocação, obteve 409 votos, ou 46.4%. Entre inválidos, houve 17 brancos e 27 nulos.



Pela primeira vez, as eleições do CRMV-RN ocorreram de forma eletrônica. Médicos-veterinários e Zootecnistas acessaram uma página especial criada dentro do portal do Regional, onde informaram dados de cadastro e senha e puderam registrar o voto, entre às 9h e 17h desta terça-feira (24).

Sim, sendo eleitores os médicos-veterinários e zootecnistas possuidores de inscrição principal no CRMV-RN, que estejam em dia com o financeiro e não estejam impedidos por decisões administrativas ou judiciais, conforme previsto no artigo 14 da Lei Federal nº 5.517/1968 e artigo 12 da Resolução CFMV N 958/2010.

É possível votar presencialmente, na sede do CRMV-RN, por correspondência ou por meio digital.

A modalidade estará disponível apenas para os eleitores que manifestarem sua vontade formalmente com o envio de e-mail para eleicoes2020@crmvrn.gov.br até o dia 31 de janeiro de 2020. Após essa data, a ausência de manifestação implicará a utilização do meio eletrônico ou presencial para votação. O kit será enviado ao endereço que consta no cadastro do sistema do Conselho. Os passos para votação são:
1. Preencha, assine e reconheça a firma em cartório do documento de encaminhamento à Presidente da Comissão Eleitoral Regional;
2. Na cédula única, indique o seu voto assinalando apenas o quadrilátero correspondente à chapa;
3. Coloque a cédula única preenchida no interior do envelope menor (aquele sem nenhuma identificação);
4. Lacre o envelope menor (aquele sem nenhuma identificação);
5. Coloque o envelope menor lacrado e o documento de encaminhamento devidamente assinado (com firma reconhecida) no envelope médio (aquele com identificação da caixa postal);
6. Lavre o envelope médio (aquele com identificação da caixa postal);
7. Por fim encaminhe o envelope médio, individualmente, por carta registrada, pelos CORREIOS, para a caixa postal criada exclusivamente para esse fim, já impressa no envelope.
O kit eleitoral será enviado pelo CRMV-RN até o dia 05/02. Se em até 15 dias após essa data a correspondência não for entregue no seu endereço, entre em contato com a Comissão Eleitoral por meio do e-mail eleicao2020@crmvrn.gov.br

Por determinação da Resolução CFMV nº 958/2010, o profissional deve postar seu voto nos Correios em tempo hábil para chegar à caixa postal da eleição até o dia 24/03/2020. Esse tempo varia de acordo com a região em que o profissional está. Por isso, orientamos que a correspondência seja enviada o quanto antes.
Sugerimos que você consulte na página http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/, dos Correios, o tempo que sua correspondência levará para chegar da sua localidade à caixa postal da eleição do CRMV-RN. Vale destacar que, de acordo com a Resolução CFMV nº 958/2010, serão considerados nulos os votos por correspondência postados no dia 24/03/2020 no município de Natal, visto que o profissional que está na cidade deveria exercer o voto presencialmente ou online.

Aguarde a carta-senha que receberá na primeira quinzena de março, que será enviada automaticamente ao e-mail cadastrado no sistema, e siga as instruções contidas na mensagem para realizar a votação, no dia 24/03, das 9 às 17h.

Você deve se regularizar junto ao Conselho antes da eleição. Para os que optarem pelo voto eletrônico (voto pelo site), o prazo para quitar os débitos com o CRMV-RN é até 04/03/2020, se não fizer a negociação até essa data, automaticamente o eleitor terá que votar presencialmente. Para os que optarem pelo voto presencial ou por correspondência, esse prazo se estende até 24/03/2020, dia da eleição.

Acesse https://siscad.cfmv.gov.br/usuario/login confira suas informações e altere o que estiver desatualizado.

Você deve encaminhar ao CRMV-RN uma carta escrita de próprio punho com a sua justificativa. A carta pode ser protocolada na sede do CRMV-RN, na Rua Padre Raimundo Brasil, 1411 - Nova Descoberta, Natal/RN, enviada pelos correios ou para o e-mail eleicoes2020@crmvrn.gov.br. Importante: Se enviar a justificativa por e-mail você terá o prazo de cinco dias, contados da data do envio, para protocolar o documento original na sede do CRMV-RN ou enviá-lo pelos correios, respeitando a data limite para envio das justificativas. É importante destacar que a Resolução CFMV nº 948/2010 determina possíveis justificativas para a ausência de voto são elas:
1. Morte em família até segundo grau de parentesco até sete dias anteriores ao dia da eleição;
2. Emergência médica que afete o profissional, cônjuge, pais ou filhos;
3. Privação de liberdade;
4. Sinistro natural ou sanitário no CRMV-RN ou no domicílio do profissional;
5. Convocação judicial para data coincidente com a da votação;
6. Viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio da correspondência;
7. Acidente grave afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos.
As justificativas devem ser protocoladas até o 10° dia útil seguinte à data de realização da eleição e estão sujeitas a análise do Plenário do CRMV-RN, podendo ser deferidas ou não.

A ausência de voto ou justificativa implica na incidência de multa ao profissional. A multa corresponde a 30% do valor da anuidade estabelecida para o exercício, no caso, referente à anuidade do ano de 2020, que é de R$ 526,73, ficando a multa no valor de R$ 158,02.

Siga os perfis oficiais do CRMV-RN nas redes sociais e fique por dentro de todo o processo eleitoral:
Facebook: https://facebook.com/CRMVRN
Instagram: @crmvrn
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail da Comissão Eleitoral, eleicao2020@crmvrn.gov.br.
Telefones: (84) 3221-3290 (Whatsapp) - (84) 9 8177-4559

CHAPA 1 - UNIÃO E RENOVAÇÃO

CHAPA 2 - CRMV PARA TODOS