Com certeza, você já ouviu falar do Aedes aegypti, ou o famoso mosquito da dengue. Mas sabia que também existe outro mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya? Esse é o Aedes albopictus.

O médico-veterinário e presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-RN, Dr. Ciro Fagundes, trabalha no Centro de Controle de Zoonoses de Natal e ressalta que esse animal hoje é tão encontrado quanto o Aedes aegypti na capital potiguar.

“O Aedes albopictus tinha o hábito de viver de maneira mais silvestre, nas matas, regiões de floresta. E com o passar do tempo fez o mesmo caminho que o Aedes aegypti fez há centenas de milhares de anos, que foi sair de uma área mais silvestre para ficar junto do homem. É um hábito chamado sinantrópico, que significa que ele convive próximo do humano e tira proveito disso”, explica.

Em Natal, esse processo está acelerado, ao ponto dos profissionais encontrarem o Aedes albopictus em casas localizadas em áreas distantes de reservas naturais da cidade.

De acordo com Dr. Ciro, ainda não é possível mensurar bem, mas há áreas que têm maior presença do Aedes albopictus e outras com mais Aedes aegypti.

“Hoje não se consegue definir esse impacto de uma espécie ou de outra sendo maior para as epidemias. O que podemos dizer é que ele tem um impacto grande. Já não é mais silvestre, no nosso contexto”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *