O CRMV-RN já registrou mais de 2 mil fiscalizações em 2021. Isso é o que apontam os dados registrados pela autarquia federal entre janeiro e novembro. Cerca de 250 autos de infração foram emitidos no período.

Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte foram visitados ao longo do ano. Nas ações, os fiscais do conselho verificam se os estabelecimentos estão regularizados e se os responsáveis técnicos estão atuando corretamente.

A medida visa garantir serviços de Medicina Veterinária e de Zootecnia de qualidade, dentro das normas técnicas, legais e éticas, à sociedade potiguar.

O trabalho de fiscalização também resulta em denúncia de exercício ilegal da profissão e maus-tratos contra os animais junto à Polícia Civil e Ministério Público, como um caso registrado em novembro em Parnamirim, na região metropolitana.

Em 2021, a fiscalização do CRMV-RN também teve o papel, junto com a Assessoria Técnica do Regional, de orientar os empresários e profissionais inscritos sobre as normas da Resolução CFMV nº 1275/2019, para que os estabelecimentos sejam adequados.

Essa é a segunda vez na história em que o Regional ultrapassou a marca de duas mil fiscalizações. A primeira foi em 2020.

Também como resultado da fiscalização, o Regional registrou quase mil anotações de responsabilidade técnica, que se traduz em vagas de empregos aos inscritos no Rio Grande do Norte.

“Sempre temos ressaltado que o papel primário da nossa fiscalização não é punir, mas orientar os empresários e colegas, para que todos atuem de acordo com as leis e resoluções e atendam melhor à sociedade. Todos saem ganhando, dessa forma. Temos um papel fundamental na Saúde Única e por isso precisamos agir com muita responsabilidade”, afirma o presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior.

IMG_20210116_122228631