O presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-RN, Dr. Ciro Fagundes, concedeu entrevista ao telejornal Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi (afiliada à TV Globo) na quarta-feira (10).

Na ocasião, o profissional fez um alerta sobre os riscos da Raiva para animais e humanos e orientou a população do Rio Grande do Norte quanto às medidas de prevenção a essa zoonose letal – principalmente a vacinação dos animais domésticos.

O telejornal lembrou o caso de um menino de 3 anos que morreu recentemente no Maranhão após ser mordido por uma raposa.

Durante a entrevista, o representante do CRMV-RN ressaltou que a população deve estar atenta a mudanças de comportamento nos animais domésticos e acionar o serviço municipal de saúde em caso suspeito.

Também é importante evitar contato com animais silvestres e acionar as autoridades em saúde caso encontre, por exemplo, um morcego “moribundo”, sem orientação, ou caído no chão.

A infecção do humano pode ocorrer por mordedura ou arranhadura de um animal doente, por exemplo. Em caso de um contato desse tipo, a população deve procurar imediatamente atendimento no serviço público de saúde.

No RN, a doença ocorre principalmente em cães, gatos e morcegos, porém Dr. Ciro ressaltou que isso não justifica violência contra os animais.

“Temos que salientar que todos os animais têm um papel na ecologia. Muita gente quer usar um bode expiatório. O humano quer sempre transferir suas responsabilidades. O morcego, o primata todos os animais têm suas funções no ciclo ecológico bem equilibrado”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *