O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte realizou uma reunião com representantes do Banco do Nordeste, Mapa, Idiarn e Ministério Público, nesta quinta-feira (28), para discutir a necessidade de cobrança dos resultados negativos dos exames de brucelose e tuberculose para a emissão da guia de trânsito animal (GTA) e financiamentos no estado, para animais que serão utilizados para reprodução.

Durante o encontro, o presidente da autarquia, Dr. Raimundo Alves Barrêto, destacou que o estado vive um momento interessante de crescimento da pecuária leiteira, mas não pode descuidar dos cuidados com a saúde animal e humana.

“Acreditamos ser muito importante a contribuição do estado e dos bancos de fomento no estímulo a essa atividade, mas deve acontecer também uma preocupação sanitária para que não existam grandes prejuízos aos produtores e à população. A produção sempre deve estar atrelada à saúde animal, e consequentemente à saúde única. A testagem é essencial para o controle de qualquer doença infectocontagiosa, e a ausência destes exames pode contribuir para disseminação das doenças entre animais, e para os humanos”, ressaltou.

A reunião aconteceu na sede do CRMV-RN, em Natal. Na ocasião, o Regional reforçou que a ausência dos documentos causa riscos à saúde e ao agronegócio. Em setembro de 2020 foram realizados 1.131 exames, e neste mesmo mês em 2021 apenas 131, o que corresponde a apenas 11,6% do ano anterior.

“Foram notificados 18 casos de brucelose em humanos nos últimos três anos no estado. Mesmo nos países desenvolvidos, estima-se que para cada caso notificado, existam até cinco casos não identificados, o que poderia projetar a existência de até 90 casos da doença em humanos no estado no último triênio”, ressaltou o presidente.

Como encaminhamentos, os presentes decidiram fazer, de imediato, um documento conjunto assinado pelo responsável pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal no RN (PNCEBT/RN), CRMV-RN e Ministério Público recomendando aos bancos sobre a necessidade da exigência de exames de brucelose e tuberculose para os animais a serem financiados com o objetivo de reprodução.

O grupo também deverá emitir um documento assinado pelo CRMV-RN, Ministério Público e bancos solicitando ao diretor-geral do Idiarn a expedição de uma portaria que normatize a emissão de GTA para os bovinos comercializados com finalidade de reprodução. Numa breve apresentação ocorrida na reunião, foram mostrados os modelos existentes em outros estados do nordeste (Alagoas, Piauí, Ceará, Maranhão) como exemplo.

Participaram do encontro o presidente do Regional, Dr. Raimundo Barrêto; o representante do Banco do Nordeste, Alexandre Pereira; o coordenador do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, no âmbito do Ministério da Agricultura no RN, Dr. Eurilo Galba; Dr. José Alcimario, que coordena o mesmo programa no âmbito do Idiarn; e a assistente ministerial Janny Lima, do CAOP Meio Ambiente, do Ministério Público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *