Você sabe o que é a Leishmaniose Visceral? Conhecida popularmente por calazar, ela é uma zoonose, ou seja, uma doença que atinge animais e humanos.

A doença infecciosa é causada pelo protozoário Leishmania infantum, que é transmitido para pessoas e cães por meio da picada de fêmeas de insetos denominados flebotomíneos (birigui, tatuquira, mosquito-palha etc.). Os insetos se infectam com a Leishmania quando picam cães já infectados.

Segundo dados da Secretaria de Saúde Pública do RN, o estado tem 37 casos confirmados em 2021 e três óbitos de humanos, pela doença. Desde 2019, já foram registrados 218 casos em humanos em mais de 60 municípios. No mesmo período, foram 14 óbitos.

A LV em humanos é considerada, pela OMS, uma das principais doenças negligenciadas do planeta.

É uma doença grave e que pode levar a morte. Por esses motivos é um desafio à saúde pública e um dos principais problemas de saúde veterinária para os cães.

Existe risco para a saúde humana e canina quando cães infectados são mantidos em ambientes favoráveis à presença do vetor, como áreas com acúmulo de matéria orgânica, nas quais existam animais de criação em ambientes sem limpeza diária, como galinheiros, ou em áreas próximas a matas, rios e lagos.

O CRMV-RN lembra que a melhor medida de combate ainda é a prevenção. Veja dicas importantes:

✔ Limpe o ambiente interno e externo das residências com a retirada de matéria orgânica (restos de alimentos, folhas, frutos, fezes de animais etc.) para evitar a presença do vetor.

✔ Leve o animal regularmente ao médico-veterinário, mantendo-o saudável e bem alimentado.

✔ Use telas de malha fina nas janelas das casas e nos canis, pois o inseto é muito pequeno (só tem 3mm de diâmetro).

✔ Utilize nos cães produtos que repelem e matam os insetos transmissores da doença, como coleiras impregnadas com inseticida e pipetas, obedecendo às recomendações dos fabricantes e o prazo de validade.

✔ Quando for possível, evite a exposição do seu animal ao ambiente externo após às 17h.

✔ Procure médico-veterinário para vacinar seu cão com a vacina antileishmaniose visceral somente após exame sorológico para se certificar que o animal não está infectado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *