Embora tenha clima bem mais quente que outros estados do país, o Rio Grande do Norte também registra queda nos termômetros, no período de inverno. As cidades serranas, por exemplo, chegam a ter temperaturas abaixo dos 18º.

Ao contrário dos seres humanos, que têm temperatura corporal próxima dos 36º, animais como cães e gatos possuem temperaturas corporais mais elevadas, entre 38º e 39º. Então, se você sente frio, é provável que seu pet também esteja sentindo.

Assessora técnica do CRMV-RN, a médica-veterinária Dra. Indyanara Altoé, explica que as raças com mais pêlos e gordura ficam um pouco mais protegidas, mas aqueles animais de pêlo curto ou pelados acabam precisando de mais cuidados extras.

Confira algumas dicas do Regional:

– Não tose seu cão até a pele. Uma pelagem mais longa fornecerá mais calor. Em caso de raças sem muito pelo, que tal uma roupinha?

– Dê banho em seus animais de estimação o mínimo possível durante os períodos de frio. Lavar com muita frequência pode remover óleos essenciais e aumentar a chance de desenvolver a pele seca e escamosa.

– Os animais de estimação queimam energia extra tentando se manter aquecidos no inverno. Alimente bem seu animal e garanta que ele tenha bastante água, para manter-se bem hidratado e com pele menos seca.

– Certifique-se de que seu animal de companhia tenha um lugar quente para dormir, longe do chão e das correntes de ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *