O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte publicou nesta quinta-feira (25), no site da autarquia federal, o Relatório de Gestão do ano de 2020. O documento amplia a transparência, com apresentação de resultados finalísticos, administrativos e balanços orçamentário, financeiro e patrimonial.

No documento oficial, que será analisado pelo Tribunal de Contas da União, o CRMV-RN destacou o recorde de 2.281 fiscalizações realizadas ao longo do ano. Ao todo, 513 autos de infração foram aplicados, gerando, posteriormente, um número de 207 multas em pessoas jurídicas.

Ainda no período, o Regional realizou 21 denúncias ao Ministério Público referentes ao exercício ilegal da profissão e instaurou cinco processos éticos, cumprindo o dever de zelar pela ética em ambas as profissões representadas.

Ao todo, 930 Anotações de Responsabilidade Técnica foram homologadas, o que significa mais oportunidades de trabalho para os profissionais inscritos.

O presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior, afirmou que o ano de 2020 foi desafiador, principalmente por causa da pandemia da Covid-19, porém, considera que o Regional conseguiu cumprir seu papel e apresentar bons resultados.

“Ao mesmo tempo em que o mundo se voltava para o desafio urgente e os cidadãos se adaptavam à nova realidade criada pelas medidas de prevenção ao contágio, como isolamento social, uso de máscara, reforço da higienização, entre outros, todas as demais demandas humanas, especialmente as relacionadas à Saúde Única e à produção de alimentos, continuaram a existir”, afirmou no texto de apresentação do relatório.

“Nesse contexto, como entidade que tem o objetivo de orientar o exercício profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia e garantir a prestação de um serviço ético e de qualidade à sociedade, nossa gestão iniciada no início do segundo semestre de 2020 manteve firmemente a atuação finalística do Regional. Tanto que nosso maior investimento foi na Fiscalização, que registrou melhoras nos resultados quantitativos e qualitativos ao longo do ano”, disse.

A gerente do Regional, Thais Plácido, destacou o desafio para a elaboração do documento, publicado pela primeira vez em novo formato, e atendendo todas as normas de transparência e orientações do TCU. Ela ainda ressaltou a participação de toda a equipe do Regional na elaboração do Relatório de Gestão 2020.

“A ideia foi apresentar um relatório didático, no qual qualquer pessoa da sociedade consiga encontrar e entender as informações disponibilizadas. Ele ainda conta com links para acesso a informações complementares, caso o leitor tenha interesse”, declarou.

CONFIRA O RELATÓRIO AQUI.