O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) realizou nesta quarta-feira (12) a quarta solenidade virtual de entrega de carteiras em 2020. O evento contou com abertura do presidente da autarquia, Dr. Raimundo Barrêto Alves Júnior e do secretário-geral, Dr. José Arimateia da Silva.

Na cerimônia, 12 novos profissionais inscritos assistiram palestra dirigida pela assessora técnica do CRMV, Dra. Indyanara Altoé, que falou sobre as funções desempenhadas pelo Conselho, a organização da entidade e o trabalho de fiscalização realizado diariamente pela equipe da autarquia.

Os profissionais também receberam instruções sobre ética profissional e direitos e deveres no exercício de suas atividades. Passada a cerimônia, as carteiras poderão ser retiradas pelos novos inscritos em Natal, na sede do CRMV-RN, em horário agendado previamente.

A solenidade de entrega de carteiras de identidade profissional para médicos-veterinários e zootecnistas foi instituída pela Resolução CFMV 926/2009. O texto define que a entrega da Cédula de Identidade Profissional da primeira inscrição deve ser precedida de orientações sobre a ética profissional e sobre a estrutura e função do Sistema CFMV/CRMVs.

Esta foi a primeira solenidade de entrega de carteiras realizada pela nova gestão do CRMV-RN, que foi empossada no dia 17 de julho. Os eventos são realizados mensalmente, após as novas inscrições serem homologadas nas sessões plenárias. Em razão da pandemia do coronavírus, as solenidades estão acontecendo em formato virtual.

Atualmente, o CRMV-RN conta com cerca de 1.870 profissionais inscritos, sendo pouco mais de 1.200 atuantes.