O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) denunciou à Polícia Federal e à Polícia Civil do Estado a venda de medicamento veterinário com suspeita de falsificação. A comercialização de medicamentos fraudados é crime e pode colocar a vida de animais em risco.

Além de oferecer sérios riscos aos animais por intoxicação, a inatividade do medicamento irregular em relação ao tratamento pretendido aumenta o perigo de transmissão da doença aos humanos, configurando um grave problema de saúde pública.

No último dia 8 de julho, durante fiscalização do Regional, o profissional responsável técnico de uma farmácia veterinária entregou ao fiscal do Regional a caixa de uma suposta medicação, com suspeita de falsificação.

Na caixa havia o nome de um suposto médico-veterinário, responsável pela medicação, inclusive com um número de registro no Sistema CFMV/CRMVs. Porém, ao ser pesquisado não havia nenhum profissional inscrito com o nome e o número informado.

Diante das informações, o CRMV-RN denunciou o caso à Polícia Civil de Parelhas, onde o medicamento foi encontrado e, por se tratar de suspeita de crime previsto pelo artigo Art. 273 do Código Penal, o que poderia atrair a competência da Justiça Federal, também foi apresentada notícia-crime à Polícia Federal.

O CRMV-RN alerta aos profissionais médicos-veterinários que tenham cuidado ao prescrever medicamentos, indicando produtos devidamente reconhecidos. Também indica aos tutores a buscarem produtos confiáveis para tratar seus animais, conforme orientação do médico-veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *