Estão abertas as inscrições para o concurso de oficial do Exército Brasileiro, com duas vagas para médico-veterinário. O processo seletivo será realizado em todo território nacional e podem se candidatar os profissionais diplomados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O período de inscrição vai de 17 de junho a 5 de agosto de 2020, com taxa de R$ 120, e a prova será realizada em 13 de setembro de 2020. O curso de formação dos aprovados será realizado no Rio de Janeiro, na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), junto com os demais cursos de formação de oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

A idade máxima para admissão no curso é de 32 anos de idade em 31 de dezembro do ano da matrícula, ou seja, em 2021. Além da prova intelectual, os candidatos serão submetidos a inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação de requisitos para habilitação.

A duração da formação é de aproximadamente 35 semanas. Ao final do curso, o oficial é declarado 1º tenente, sendo classificado em uma Organização Militar, conforme seu desempenho escolar final. O progresso da carreira o conduzirá ao posto de coronel. 

No Exército, o oficial médico-veterinário pode atuar em quase todas as áreas de competência da profissão, tais como, sanidade de animais de emprego militar (cães e cavalos), além de ruminantes e animais silvestres, inspeção e segurança dos alimentos e da água, vigilância sanitária e ambiental, controle de zoonoses e pragas e defesa biológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *