Hoje é celebrado mundialmente o Dia do Leite – um importante alimento presente na mesa da maioria dos brasileiros. A data comemorada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) desde 2001 tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do leite e dos seus derivados para uma alimentação equilibrada.


Segundo o Anuário do Leite 2019, produzido pela Embrapa, 816 milhões de toneladas de leite são produzidas por ano no mundo e, em média, 116,5 equivalentes kg de leite são consumidos por habitante. Esses números têm aumentado a cada ano, com taxas médias de 1,2%, desde 1999, conforme o IFCN-Dairy Research Center. No Brasil, ainda segundo o anuário, as taxas de crescimento do consumo de leite na última década foram superiores ao mundial, com média de 2,7% ao ano.

Ao mesmo tempo em que a produção e o consumo crescem, aumenta a demanda por produtos de qualidade e que sigam bons padrões de sanidade, para garantir a saúde da população. Por isso, nesta data, o CRMV-RN homenageia os produtores de leite e derivados, bem como os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas, que desempenham papel fundamental nessa cadeia, para levar produtos saudáveis e seguros ao consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *