Os médicos veterinários da iniciativa privada no Rio Grande do Norte já podem solicitar seu cadastramento no portal do Governo Federal para aplicar vacina contra a brucelose. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atualmente, o cadastro é realizado pelo médico-veterinário junto ao Serviço Veterinário Estadual, de forma presencial, sendo obrigatório que o profissional esteja inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Agora, após seguir o passo a passo para realização do cadastramento, o médico-veterinário poderá acompanhar o andamento pela plataforma digital e, assim que deferido, o certificado de cadastramento ficará disponível para impressão. É necessário apresentar a certidão negativa do CRMV-RN.

Além do cadastramento, é possível solicitar a atualização cadastral e o descadastramento. O objetivo é agilizar e tornar mais prático o procedimento de cadastro dos profissionais. “A brucelose é uma zoonose e, para o seu controle nos rebanhos, é utilizada uma vacina que traz risco de infecção ao manipulador. Por esta razão, a vacinação deve ser realizada por médico-veterinário ou por auxiliares que tenham sido por ele capacitados e, por isso, o Mapa exige o cadastramento destes profissionais junto ao serviço veterinário oficial”, explica a chefe da Divisão de Sanidade dos Ruminantes, Ellen Laurindo.

Cabe ressaltar que apenas os estados que não têm um sistema informatizado para a realização deste serviço é que utilizarão a plataforma digital do governo, como é o caso do Rio Grande do Norte.

Link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-cadastro-de-medico-veterinario-para-vacinacao-contra-brucelose *

Com informações do MAPA