A Zootecnia é uma das principais profissões que contribuem para garantir a qualidade da carne bovina, do frango, dos ovos, do leite, do mel, enfim: de todos os produtos de origem animal que vão para o prato do consumidor. Hoje (13), quando é comemorado o Dia do Zootecnista, o CRMV-RN parabeniza esses profissionais pela relevância das atividades que desempenham e pelo papel transformador do campo.

“O setor agropecuário cresce a passos largos e a necessidade de se trabalhar o aumento da produção de forma sustentável também. O Zootecnista possui conhecimento técnico e gerencial para ‘alimentar o mundo’, e é, sem dúvida, um agente de sustentabilidade do nosso país”, afirma a zootecnista Maria Vivianne.

O pensamento também é compartilhado pelo zootecnista Ismael Malaquias. “O zootecnista, quando está em campo, consegue orientar o produtor a produzir um alimento mais saudável, com segurança alimentar e de forma sustentável”, diz.

Dia do Zootecnista

O Dia do Zootecnista é comemorado em 13 de maio. Nesta data, em 1966, ocorreu a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia, no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Uruguaiana (RS).

Profissional que ajuda a alimentar o mundo


O zootecnista tem conhecimentos no campo científico e tecnológico. Ele trabalha na criação animal, nutrição, manejo, pesquisa, bem-estar, melhoramento genético e gestão da produção animal, contribuindo para o desenvolvimento produtivo e sustentável.

De onde estiver, o zootecnista monitora o rebanho em tempo real, podendo tomar decisões com agilidade, agregando valor à produção e garantindo a qualidade de seus produtos com eficiência econômica. É capaz de gerenciar, planejar e administrar empreendimentos do agronegócio, como fazendas, granjas, agroindústrias, envolvendo-se desde a produção até a comercialização, dinamizando e tornando eficaz o processo.

Relatórios recentes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que a proteína animal (bovinos, suínos, frango, ovos, leite) teve crescimento médio da produção superior a 10%, nos últimos cinco anos. O Brasil é o quarto maior produtor de tilápia e de suínos do mundo. O país é o segundo maior produtor de carne de frango e bovina, enquanto na produção de leite e ovos consta entre os cinco maiores do mundo.

Dados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostram que, em 2019, o Brasil exportou quase 7 bilhões de dólares de carne de frango, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. A carne in natura (carne bovina fresca ou refrigerada e congelada) gerou em torno de 6,5 bilhões de dólares. Mas o produto de origem animal com maior crescimento nas exportações nesse período foi o leite fluido. O aumento foi de 262%, entre 2018 e 2019, com resultado total de 1,5 bilhão de dólares. O zootecnista é um profissional essencial em toda essa cadeia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *