Em ofício enviado ao prefeito de Lagoa Salgada, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) solicitou que o município reajuste o salário de R$ 1.300 oferecido em edital de concurso público para o cargo de Médico-Veterinário, por 40 horas de trabalho. O salário oferecido pela prefeitura é inferior ao de outros profissionais de saúde.

No documento, a autarquia lembra que o piso do Médico-Veterinário é previsto pela Lei 4950-A/66, sendo 9 salários mínimos para a jornada de 40 horas. Sugere ainda, que, mesmo que não tenha condições de aumentar o vencimento, o município poderia aumentar o número de vagas e reduzir a jornada de trabalho prevista para tornar o salário dos servidores compatível com as demais categorias.

Assinado pelo presidente do Regional, Wirton Peixoto Costa, o ofício ainda ressalta a importância do profissional médico-veterinário para a Saúde Pública.

“Atualmente, diante da pandemia do COVID-19, está clara a importância do Médico-Veterinário não só no tratamento de doenças de animais, mas principalmente em sua função na prevenção de doenças transmitidas aos seres humanos (zoonoses), reforçando a importância do trabalho dos profissionais médicos-veterinários na sanidade
de alimentos de origem animal e na fiscalização da saúde pública”, afirmou.

De acordo com o edital, o profissional selecionado será responsável por: realizar atendimentos clínicos em animais de estimação, em diversas áreas (oftalmologia, ortodontia, cardiologia, clínica geral); realizar atendimentos cirúrgicos em animais de pequeno e médio porte; realizar tratamentos, prescrever medicações e orientações sobre cuidados, alimentação etc.; acompanhar a fabricação e fiscalizar a venda de produtos de origem animal; supervisionar a fabricação de produtos para animais, como rações, vitaminas e medicamentos; estudar animais silvestres em cativeiro ou na natureza visando sua preservação; avaliar a saúde de animais de competições esportivas; controlar a saúde de rebanhos e prevenir doenças; acompanhar a reabilitação de animais de cativeiro devolvidos à natureza; atuar na pesquisa e desenvolvimento de biotecnologias; prevenir e controlar doenças transmitidas por animais.

“O valor do vencimento é inconcebível diante da lei e da responsabilidade que os profissional irá desempenhar”, destacou o presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *