O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte, em operação com a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) fiscalizou um canil suspeito de maus-tratos aos animais, nesta segunda-feira (27), em Macaíba. O local não tinha registro no CRMV-RN, nem um médico-veterinário como responsável técnico, o que é obrigatório.

O canil foi alvo da ação após denuncias feitas pela população e a Justiça concedeu um mandado de busca e apreensão. Lá, foram encontrados oito animais da raça Pitbull, que tinham machucados, além de sofrerem com infestação de carrapatos,  falta de água e ração disponível. Um filhote não resistiu e morreu. Os demais animais foram resgatados e estão sob posse de voluntários até que a Justiça defina o destino deles. 

Neste caso, o dono do local foi identificado pela polícia civil e deverá responder por maus-tratos. Além das atuações administrativas,   realizadas pelo fiscal do Regional, a assessoria técnica do CRMV-RN vai preparar um relatório que será entregue à delegacia para embasar o inquérito policial. 

O fiscal do CRMV-RN, Luiz Barbosa, alerta à população que se conhecer canis ou outros estabelecimentos de criação de animais, avise ao Conselho por telefone/WhatsApp (84-3221-3290) ou por e-mail (fiscalizacao@crmvrn.gov.br), para que seja realizada a fiscalização e autuação, no caso de não haver responsável técnico. 

“O CRMV-RN é um órgão consultivo que pode ajudar tecnicamente as autoridades policiais dentro das áreas relacionadas à Medicina Veterinária e Zootecnia. Nesse caso, por exemplo, podemos relatar tecnicamente as condições do local e de saúde dos animais. Estamos estabelecendo uma parceria nesse sentido”, explicou a assessora técnica do CRMV-RN, a médica-veterinária Indyanara Altoé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *